Metas
Metas são escolhas que fazemos para chegar ao nosso objetivo. São etapas na nossa vida que nos faz ser tão exclusivos em relação aos outros.
Para ser uma meta precisa existir a possibilidade de fracasso, deve ser considerado um desafio e precisa contribuir para o seu desenvolvimento, independente do aspecto.
- M – Mensurável
- E – Específica
- T – Tempo
- A – Alcançável
- S – Significado Pessoal
Oito passos para criar suas metas
Sua meta deve ser dita e querida pelo que se quer, e não pelo que não se quer.
As estatísticas comprovam que pessoas de sucesso escrevem suas metas, vez que escrever o que você quer aumenta significativamente a probabilidade de você alcançar o que deseja, pois isto auxilia no comprometimento.
Especificar a quantidade, o quando, com quem, em que circunstâncias e todos os demais detalhes para que o seu cérebro saivá i que você quer atingir.
Ecologia é um termo de PNL para checar se o que você deseja pode causar algum dano a: (i) si mesmo, (ii) outras pessoas ou (iii) sistemas. Esta avaliação é realizada diante do conjunto de crenças e valores que você possui, de modo a identificar possíveis conflitos ou auto-sabotagem.
Além de escrever sua meta, é igualmente importante que você escreva os motivos de porque quer alcançar tal meta. Isto funcionará como combustível para fortalecer sua meta em sua mente e em seu coração, compreendendo que sua motivação não vem da lógica nem de algo racional e, sim, dos sentimentos, dos “porquês” da sua meta, que é o que dá sentido para o seu sistema (mente e coração) entrar em ação e buscar o que você deseja. Esta lista de motivos dever ser relida com regularidade e torná-la o mais consciente possível.
Compreender que o cumprimento de sua meta depende fundamentalmente de você mesmo. Pergunte-se: Eu acredito e sinto que posso influenciar diretamente a mim mesmo e a outras pessoas para atingir o resultado que desejo? Caso você tenha algum problema em desenvolver este pensamento, você tem duas alternativas: ou alterar a sua crença para acreditar no que está dizendo a você mesmo ou alterar a sua meta.
Faça um levantamento de tudo e todos que você tem ai seu dispor e que podem te ajudar com o seu projeto, tais como: network (relacionamento com pessoas), conhecimento (talvez pessoas próximas já tenham atingindo o que você quer atingir e possam dar excelentes dicas), questões materiais (dinheiro, imóveis, moveis etc.), objetos e por aí vai.
Sair do plano mental e partir para a ação. Qual será a 1ª ação prática que você vai tomar? E quando será? Será amanhã? Agora?